O atleta nasceu em Castro Paraná. É o quarto filho do casal Benedito Mendes de Moraes e Maria Matutina Mendes, ambos já falecidos. A família mudou-se para Apucarana, no norte do Paraná, onde o atleta estudou até o quarto ano do ensino fundamental, vindo a iniciar e concluir o primeiro grau em Castro, para onde a família retornou em 1948.
No dia sete de junho de 1955 ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro. Era o soldado 357. Fez o curso de Cabo topografo, concluindo com exito.
Em 1956 prestou o concurso para Escola de Sargento das Armas (ESA) sediada em Três Corações, Minas Gerais. Aprovado no concurso seguiu para aquela cidade em 1957. No final deste ano aprovado no curso foi promovido a Terceiro Sargento e transferido para o Sexto Grupo de Artilharia de Dorso 75.
Em 1959 foi transferido para o Colégio Militar de Curitiba onde foi um dos seus fundadores.
Em Curitiba cursou a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Passou 28 anos no Exército, até 1984.
Em 1985 entrou na Secretaria de Saúde do Amazonas como Cirurgião-Dentista, tendo assumido a Diretoria do Hospital de Silves, por mais de cinco anos, passando a ser Secretário Municipal de Saúde naquela cidade.
Foi transferido para Eirunepe onde assumiu também a Diretoria do Hospital Regional de Eirunepe, acumulando com o honroso cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Pelos bons serviços prestados, recebeu no Amazonas, dois títulos de "Cidadão Honorário" nas cidades de Silves e Eirunepe.
Minhas Memórias - Escritas no Forte Príncipe da Beira - Rondônia
Em 4 de Março de 1984
Hoje, domingo de carnaval, 22 horas e 5 minutos, na solidão deste distante Forte, que é um Pelotão de Fronteiras, onde estou servindo, como Segundo Sargento do Exército, estou dando início às minhas memórias. Tudo o que me lembrar.
Filho de pais pobres, tive que enfrentar a vida e trabalhar desde os oito anos. Isso, porém, não tirou minha alegria e felicidade de criança. Ao contrário, ajudou na formação de minha personalidade e caráter, dotando-me de idoneidade e responsabilidade. Para ganhar algum dinheiro, comecei engraxando sapatos na Rodoviária de Apucarana, no Norte do Paraná, para me manter, sem onerar o orçamento doméstico e comprar algum presente para meus irmãos nos períodos festivos, principalmente no Natal.